13.6.12

Sopa de quinoa e agriões

Entramos no mês do Inverno e o tempo mudou. Apesar da temperatura amena durante o dia, a amplitude térmica é elevada. Se a temperatura máxima é de 24ºC, de noite pode descer até aos 14ºC e aqui anoitece às 6h da tarde. E se o calor se suporta apesar da humidade, o frio húmido é terrível! Conhecem a expressão "um frio que entra nos ossos"? Por isso se indica a temperatura seguida da sensação térmica, sempre menor.
Para juntar ao aconchego da lareira à noite, inventei esta sopa com ingredientes a meu gosto que tinha em casa.E não é que resultou muito bem?



Preparação Thermomix
No copo da máquina coloque o azeite, o alho, a cebola, a linguiça e triture grosseiramente na velocidade 5 alguns segundos. 
Programe temperatura varoma, 3 minutos, velocidade 1. 
Adicione a pasta de tomate e o tomate em pedaços e seleccione 5 minutos, temperatura 100º, velocidade 1. Triture na velocidade 7, 5 segundos.
Junte a quinoa, a água e os temperos. Monte a varoma, coloque as folhas de agrião e marque 25 minutos, Varoma, velocidade colher inversa. A 5 minutos do final introduza o grão cozido.
Desligue, retire as folhas de louro, coloque os agriões no copo, rectifique os temperos e sirva.
Se não tiver grão cozido, junte com a quinoa antes de montar a varoma. Para uma sopa menos densa e mais leve use metade da quantidade indicada de grão.

* Nas minhas anotações de cozinha está escrito que o grão demolhado pesa o dobro do seco e o cozido 2,5 vezes o seco.Neste caso precisará de 160 g de seco, ou 320 g de demolhado.

12 comentários:

  1. Boa noite!
    E ficou bem apetitosa!
    Há um forte componente afectivo nas sopas que preparamos ao sabor da imaginação!

    ResponderEliminar
  2. Querida Helena,
    Esta é uma sopa com um aspecto mesmo aconchegante. Eu adoro agriões, adoro grão e fico à espera de uns dias mais frescos aqui pela Prússia para a experimentar. Hoje, as temperaturas oscilam entre os 11 e os 21, mas a humidade é pouca e o frio não entra nos ossos, o que me permite andar de manga curta. Mas no Inverno, quando o termómetro bate nos -20, o frio não entra nos ossos - congela-os!! :)
    Beijinhos e ficamos de olho no piquenique em 2013. ;)
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Esta sopa deve ser mtão boa!
    Costumo usar couscous e outros grãos na sopa, mas nunca experimentei quinoa.
    Estas sopas que nos consolam os dias frios são maravilhosas. Até mesmo no Verão, eheheh. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Com o friozinho a sopa sabe sempre melhor!
    Este tem um ótimo aspeto e as tigelinhas em que a serviste são muito bonitas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Beatriz
    Acabei de a comer, mesmo sem a lareira acesa fiquei reconfortada :)

    Sofia
    Com 20 negativos morria, com -10 já me senti paralisada e irracional :)
    Beijinhos

    Susana
    Gosto de usar couscous ou outras massas pequenas e bulgur, assim temos o caldo e os sólidos separados, em vez de as tornar espessas com batata.Beijo

    Lenita
    As tigelas são antigas, de uma marca que gosto muito a Asa (alemã).Beijo

    ResponderEliminar
  6. Helena,
    Com que então o frio chegou aí. Por cá já devia ter chegado o calor, mas parece tímido em chegar.
    Esta sopa despertou-me completamente a curiosidade. Já me tenho aventurado com a quinoa, contudo ainda não me lancei nos salgados (dá para acreditar?!). Mas não é tarde nem cedo, porque sem dúvidas que esta sopa tem um aspeto divinal.
    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
  7. É tão estranho saber que desse lado é inverno! Se bem que por cá chove e faz um pouco de frio, mas ainda assim andamos sempre na esperança de que amanhã é que o verão chega. Só que o amanhã nem sempre é logo no dia a seguir :p

    Adorei a sopa. Gosto imenso de quinoa e procuro sempre boas receitas para a utilizar. As minhas ultimas experiências têm sido com os pequenos almoços e a quinoa em modo doce :)

    E quanto ao grão cozido, confesso que o compro seco e cozo em casa, bem como os feijões. Acho que o sabor é indiscutívelmente melhor. Mas tenho sempre frasquinhos de compra, não vá encontrar-me numa aflição culinária!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Su
    Também me rendi a ela. A quinoa aqui custa o dobro do preço, consegue-se facilmente encontrar biológica e não passo sem ela, até no pão a uso.
    Beijo

    Ondina
    Não é inverno em todo o lado, como sabes este país é quase um continente e as distâncias são enormes.Durante o dia ainda vestimos tshirt, mas mal anoitece e de manhã cedo fica frio.
    Uso a quinoa mais em salgados do que em doces.
    Também compro o grão e feijão seco. Cozo em grandes quantidades na Fusioncook e depois congelo dividido para ficar sempre à mão.

    ResponderEliminar
  9. Helena, a sopinha esta com um ar tão apetitoso , e realmente é o que sabe melhor para nos aconchegar .
    Beijinho !

    ResponderEliminar
  10. Helena,
    ando rendida à quinoa. Às saladas com legumes grelhados, e até já a doces. Em sopa também quero experimentar.
    Por cá o tempo anda cinzento e incerto, pede ainda sopas quentes e aconchegantes.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Esta sopa tem bom aspeto e que receita original..quinoa para dar energia nos dias de inverno é uma opção muito saudável!

    ResponderEliminar
  12. Olá Helena, tudo bem?

    Faz tempo q não venho aqui pois perdi o link para o seu blog, mas através de um comentário do André, hoje eu reencontrei o blog de vocês todos, e agora não perco + pois coloquei os 3 no meu blog roll.

    Essa receita está me dando água na boca, vou esperar esfriar um pouquinho por aqui e vou experimentá-la, eu adoro quinoa.
    Suas fotos estão mais belas do que nunca.

    ResponderEliminar